Pular para o conteúdo principal

Editoração de tese, dissertação e artigo

Revisão, edição, layout, impressão e encadernação

Todas essas etapas, em conjunto, constituem a editoração da tese ou da dissertação.

Quando se está prestes concluir um mestrado, em geral, não se tem experiência com os pequenos problemas que se enfrentam para a editoração da dissertação; aqui vou tratar ligeiramente deste processo – o que vale também para a tese, em outra etapa ou para os artigos científicos, em grau menor. A editoração compreende todos os procedimentos de formatação, diagramação, revisão, aprovação (do leiaute ou do conteúdo), impressão e depósito do texto.
O mestrado e os vários artigos publicados vão ensinando os caminhos a serem percorridos, mas, quando chega a hora de concluir o doutorado, a experiência anterior costuma ser de pouca utilidade: tudo já pode ter mudado, as regras, os colaboradores, o orientador. Vamos delinear aqui, segundo nossa experiência de mais de quinze anos com teses e dissertações apresentadas a inúmeras instituições, alguns procedimentos que, na sequência apresentada, podem facilitar a vida dos autores.
Fluxograma genérico - revisão e formatação do artigo à tese.
Todos os processos envolvendo a editoração de tese e dissertação estão estabelecidos em fluxogramas.
O fluxograma seguinte descreverá as etapas da negociação de forma ideal, vale a pena entender o fluxo proposto. Vale para os textos de tamanho normal, cerca de cem ou duzentas páginas; tenham em mente que trabalhos muito maiores, ou os mais complexos graficamente, poderão requerer mais etapas de revisão e acompanhamento, assim como os mais curtos e simples poderão pular etapas.
Quadros com as etapas da negociação da revisão e formatação.
Fluxograma de negociação de revisão e formatação.
A primeira coisa que o autor precisa fixar é que esses processos demandam tempo. Tenha em mente que não existe revisão rápida e que revisores têm um limite diário de horas de trabalho além do qual a fadiga compromete a qualidade do serviço. A segunda questão a se ter em mente é que a formatação de um trabalho grande não é algo que se faça sem certa prática e muito conhecimento do programa editor (Word), pois algumas das funções requeridas são do domínio apenas de usuários avançados. Por tudo isso, precavina-se: procure o revisor com antecedência, estude com ele o cronograma (ele precisa estar disponível quando você terminar sua redação), pois você poderá não encontrar nenhum de última hora, ou ser forçado a escolher qualquer um – nem sei o que é pior!

O fluxograma abaixo apresenta algumas etapas sobre as quais farei alguns comentários:

Quadros sucessivos com as etapas do serviço de revisão.
Fluxograma de revisão e formatação de textos acadêmicos.
Texto em finalização – é quando que quase toda a redação está concluída, ou já existe 90% dela aprovada pelo orientador. É então que você já poderá enviar o material ao revisor e formatador e discutir com ele os custos e o cronograma.

Orçamento – você encontrará os mais variados preços ao pesquisar na internet. Recentemente encontrei valores a partir de R$2,00 a mais de R$100,00 por lauda – recomendo fugir de tais absurdos. A “lauda” é outra coisa que vai variar muito: entre 1200 e 1800 caracteres como referência. Importante: solicite amostra da revisão e, exceto por um motivo muito bom, não aceite serviço de alguém que revise em papel ou, menos ainda, que te devolva o texto impresso com centenas de marcas incompreensíveis. Papel é para rabiscos, tese hoje é feita no computador, assim como revisão e todos os processos de editoração.

Conclusão da redação – quando você puser o ponto final, envie para o orientador e espere sua aprovação. Espere mesmo: isso significa que você não deve mudar nada antes de o trabalho ser devolvido a você. Se você mudar algo enquanto o trabalho estiver sob a análise, pode perder tempo tendo que desfazer ou entrar em conflito com alguma orientação recebida. Depois que o orientador devolver, acate as orientações sugestões recebidas e, importante: não envie de novo ao orientador! Senão, nunca terminará!

Revisão primária – agora é entre você e o revisor ou a equipe de editoração. Muito importante: enquanto o texto estiver sob revisão você não deve mudar nada nele. Caso faça isso, poderá haver um dos grandes fantasmas da editoração, o conflito de edições: um muda aqui, outro muda ali, depois não se sabe mais quem mudou o quê ou onde, ficando o problema está instalado. Havendo necessidade de acrescentar ou mudar algo, durante essa fase, envia o material e orientações à equipe contratada, eles deverão fazer isso sem risco de conflito de edições.

Acompanhamento do estado da arte – durante a revisão, são normais as consultas e orientações entre revisor e formatador e o autor. Nós chamamos os textos que estão sendo trabalhados de “estado da arte” – eles são enviados diariamente ao cliente para ele acompanhar o desenvolvimento da formatação, revisão e diagramação. O cliente deverá reservar algum tempo para ver esse “relatório”, pois assim não haverá surpresas e contrariedades ao fim da editoração. São poucos os revisores que fazem assim, a maioria apresenta tudo pronto ao final, normalmente, não havendo mais tempo para discussões aprofundadas ou mudanças de leiaute. Quando revisamos, nós enviamos diariamente o estado da arte; se o autor nos der retorno, é melhor para o trabalho; senão, damos segmento à fase seguinte, considerando que não há tempo a se perder.

Aprovação – o ideal é que o orientador veja o trabalho antes de iniciar a revisão de formatação e depois de ela estar concluída. Se ele tiver tempo e disponibilidade para acompanhar o processo, o recomendável é que não interfira mais no texto – para evitar sempre o conflito de edições. A aprovação final é do autor, o dono do texto.

Impressão e encadernação – leve para a gráfica somente um arquivo em Adobe (PDF): os arquivos de Word costumam desconfigurar a formatação quando se muda de computador! Atenção: a gráfica pode estar sobrecarregada, não deixe para a última hora. Se houver necessidade de encadernação em capa dura, será necessário esperar pelo menos 24h, pois o texto descansa na prensa por esse período.

Depósito da tese – o funcionário que receberá o material na universidade vai verificar tudo! Essa pessoa é, na realidade, encarregada de uma “aprovação” burocrática e o que vale, nesse momento, costuma ser a interpretação que ela der a qualquer aspecto de todas as normas envolvidas, ou a prática que os outros autores têm; qualquer inovação gráfica ou estética que você introduza poderá ser rejeitada, mesmo sem qualquer base normativa que sustente o burocrata: apenas ele não sabe que o que não é vedado é permitido. Procure estar atento para esse detalhe que, algumas vezes, gera estresse à última hora.

Ajustes – durante esse processo, apenas pequenos ajustes são possíveis. Os primeiros ainda podem incluir ou excluir texto, os outros ajustes podem apenas incluir pré-texto ou anexos, se for o caso. Claro que qualquer melhora importante é sempre possível, mas representará atraso.

Pente-fino – esta é a fase da revisão que nunca termina, só acaba porque o autor tem que depositar o trabalho e o revisor tem que partir para o próximo.

Esperamos ter colaborado com essas orientações. Ter tempo para esse procedimento completo certamente evita estresse e dá mais segurança de qualidade ao texto. Espero ainda poder colaborar mais, revisando e formatando suas teses e as de seus orientandos. Estou a seu dispor.

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de preços de revisão de tese ou dissertação

Preços de revisão e formatação acadêmica Tema espinhoso para o revisor e para os autores: taxas, preços, pagar por lauda , remuneração justa… Infelizmente, não existe preço padrão – como não existe serviço estandardizado, há excelentes revisores de textos na praça, e outros não tão bons ; mas existem tendências que podem tornar-se prática e sobre as quais vamos comentar. Para saber com segurança o preço do serviço, solicite um orçamento. Não se deixe impressionar pelo preço baixo na hora de contratar um revisor de textos: pode sair muito caro! Contrate o melhor.  Assim como como em serviços de tradução, geralmente, o preço da revisão é calculado por lauda. Para alguns, este termo – lauda – indica um texto de 1200 a 2200 caracteres, como muitos editores, revisores, tradutores e agentes literários, nós entendemos por lauda um texto de 1500 caractere com espaços. Esse não é um número mágico, apenas é o que corresponde, aproximadamente, à página A4, com texto em corpo 12 e espaço 1,5. A

Abreviatura, siglas e símbolos

Critérios de uso: siglas e abreviaturas em teses. Abreviatura é a “apresentação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras, usada no tratamento documental”. Evitemos inventar abreviaturas , exceto aquelas que se referirem a elementos conceituais ou referências a obras clássicas repetidas extensiva e intensivamente no trabalho. Segundo recomendação da SOAPQR, evite-se o uso de abreviaturas que não sejam de domínio comum entre os leitores do texto. Entre as mais comuns universalmente aceitas, há: designação de ano ou século em relação à era cristã (a.C., d.C.); a expressão etc. (et cœtera); meses do ano em ilustração, tabelas e referências (jan., fev., mar., abr., mai., jun., jul., ago., set., out., nov., dez.); designações comerciais (Cia., Ltda., S/A, S/C). Siglas criam dificuldades para o leitor, porque exigem que sejam decifradas. A regra é evitá-las, principalmente em títulos, exceto em casos consagrados, como Aids, Bradesco, Embratel, ONU, OLP, USP. Observe-se a

Referências pela ABNT para Word

O Word faz o controle e a formatação das citações O programa da Microsoft está apto a trabalhar com várias normas , inclusive as da ABNT. Aprenda a usar a ferramenta e simplifique sua vida na hora de fazer sua tese ou mesmo para um artigo a ser publicado . Ilumine seu texto revisando e formatando na Keimelion. Uma importante Ferramenta do Microsoft Word é o seu Gerenciador de Fontes Bibliográficas. Para quem está escrevendo um trabalho acadêmico - uma tese, dissertação, artigo científico - ou qualquer outro texto que requeira citações normatizadas, é importante cadastrar as referências do trabalho para depois gerar a listagem dos documentos consultados na pesquisa.As pessoas que redigem teses e dissertações ainda não sabem usar o Word. Pouco fazem com o programa, além do que fariam com uma máquina de escrever; assim, uma das tarefas mais penosas da redação acadêmica, o controle das citações e das referências, é feito - insistentemente - sem o uso das ferramentas do Office que facilitam

Elementos gráficos nas teses e dissertações: ilustrações, fotografias, desenhos, tabelas, diagramas

Gráficos e ilustrações integram as teses e dissertações As ilustrações que acompanham as teses ou dissertações devem estar seguidas de legenda, e deverão ser indexadas, ou lançadas em lista geral de ilustrações, como melhor convier. O revisor atentará aos textos das legendas e aos intertextos em que o elemento gráfico implicar. O formatador procurará a melhor situação espacial para os elementos na página, segundo as restrições que as normas impuserem. Os cuidados a serem tomados se referem ao excesso – cabe ponderar sobre a necessidade da ilustração e sobre a informação que ela agrega ao texto; se não for realmente pertinente, é preferível descartar; no que se refere aos gráficos, fluxogramas e outros elementos ilustrativos criados para o trabalho, é bom verificar se possuem tamanho e cores adequadas – sóbrias – como convém ao texto científico; as cores que os programas mais usuais de planilha de cálculo usam automaticamente parecem bastante adequadas, não sendo preciso inventar

Partes da tese de doutorado ou da dissertação de mestrado

Contrate profissional para revisão e formatação A estrutura da tese e da dissertação requerem excelência e rigor. A estrutura sugerida de tese pode ser observada em outra tese; quem faz um doutorado há de ter lido várias teses e visto como deve ser, mas aqui se faz a abstração dessa estrutura. Trata-se de um modelo idealizado. Os elementos sugeridos abaixo são adequados para uma tese experimental ou teórica. Em alguns casos, um ou dois deles podem não ser aplicáveis. Verifique o que é adequado a seu caso. Claro que tudo isso serve também para a dissertação, mas em ponto menor. Nunca se pode esquecer de reservar tempo e dinheiro para fazer a revisão e a formatação do trabalho com um profissional, é o que fará a grande diferença. As teses têm uma estrutura canônica, mas há variações importantes entre as teóricas e experimentais, por exemplo. Share on Tumblr Seguir @keimelion Tweetar Sugestões muito importantes para a redação do trabalho Faça uma lista para pontos do que serão a