Pular para o conteúdo principal

Dissertação ou tese sem lágrimas

Conclua a tese com o mínimo sofrimento!

Redigir dissertação ou tese parece ser uma tarefa esmagadora.

Realmente, não é simples, mas também não é problema insuperável. É trabalho de produção de texto e vai requerer revisão profissional.

Sabe-se que pode ser assustador se imaginar escrevendo um trabalho de duzentas páginas ou mais e, depois, submetê-lo aos ilustres doutores cuja opinião sobre sua inteligência e talento vai depender do que você concluiu.
O principal equipamento para escrever a tese é a cadeira!
A adoção de critérios já bem estabelecidos evita transtornos desnecessários.
A dissertação e a tese são cartões de visitas. São portas de entrada para a academia. Lembre-se: o maior obstáculo para a conclusão é psicológico. Com certeza, uma dissertação envolve muito mais pesquisas que você já fez antes. Mas, quando você começar a sua dissertação, você já terá escrito inúmeros ensaios, relatórios, artigos e apresentações de conferência. Uma dissertação é, no final, simplesmente uma compilação (não uma cópia!) de trabalhos de seminários e outros textos anteriores – claro: revisada, formatada e consolidada para fornecer a unidade conceitual e a coerência de um texto longo. Em seguida, tenha em mente: completar a dissertação ou a tese, é principalmente questão de perseverança.
Primeiro de tudo, significa que você deve escolher um tópico pelo qual você esteja apaixonado. Como já se disse: “Se há um livro que você realmente queira ler, mas que não foi escrito ainda, então você deve escrevê-lo.” Se existe uma questão inquietante para a qual você não encontre explicação – ou a explicação encontrada não satisfaça – eis o tema de sua dissertação ou mesmo da tese! Também escolha um tema que seja capaz de ser desenvolvido, um assunto sobre o qual possa haver alguma conclusão (provisória sim), que possa ser “amarrado” com os recursos e o tempo disponíveis. Um tema para boa dissertação é claramente delimitado. Um tópico de tese é mais abrangente, mas não pode deixar de ser delimitado. Um tópico que é excessivamente amplo, excessivamente ambicioso ou vago é receita para o fracasso. A única boa dissertação é a dissertação concluída. A única tese boa é aquela que pode ser defendida!
Share on Tumblr
Organize sua dissertação em capítulos, em torno de perguntas substantivas, conceituais e metodológicas. Então veja o que outros estudiosos disseram sobre estas questões e considere os aspectos em que você concorda ou discorda deles.
Anime-se. Qualquer orientador acadêmico sabe: os primeiros capítulos de um projeto são sempre desastrosos; ninguém espera genialidade. Espera-se que haja algo no papel, projeto, rascunho, esboços, versões preliminares. Então, você e seu orientador podem trabalhar juntos para transformar o texto sucessivamente até que ele seja apresentável. Também se pode contar com o apoio do revisor de textos. Atualmente, revisores não são apenas corretores ortográficos (isso o Word faz “sozinho”); revisores são assessores especializados em textos; procure localizar um revisor competente para seus artigos e textos iniciais e conte com ele durante a redação.

Por que não se concluem as dissertações

  • A tarefa parece esmagadora. – A solução: quebrar o projeto em unidades de pequenas e gerenciáveis.
  • Existem prazos esmagadores. – A solução: trabalhar em subseções que podem ser concluídas em tempo previsível de, de preferência hoje.
  • Estar dominado por pensamentos negativos. – As soluções: silenciar seu crítico interno; ignorar ou reprimir pensamentos autodestrutivos; superar os sentimentos de inadequação; fugir do ao perfeccionismo.
  • Insegurança sobre o resultado do que vai escrever. – A solução: colocar o texto em papel antes julgá-lo.
  • Preocupação com as reações do orientador. – A solução: ser profissional. Dar cada capítulo ao orientador para comentários.

Para terminar a dissertação e concluir a tese

  • Construa seus argumentos em uma única frase. Se puder explicar sucintamente sua dissertação, você pode escrevê-la. “Espero demonstrar neste capítulo/artigo/tese/livro que…”. Identifique as questões básicas ou questões que se dirige e como seu trabalho se relaciona à literatura contemporânea.
  • Defina metas pequenas. Dê passos curtos. Não tente “escrever o capítulo dois” – em vez disso, decomponha-o em tópicos capaz de serem feitos de uma sentada; depois, poderão ser refeitos ou desfeitos.
  • Lembre-se: você não está escrevendo um livro, mas juntando cinco tópicos sobre a pesquisa. Não se assuste. Escreva sua dissertação em segmentos manejáveis.
  • Capítulos da dissertação em ciências humanas são normalmente de vinte a quarenta páginas com espaçamento duplo, nas teses os capítulos podem alcançar o dobro desse tamanho. As teses das ciências médicas têm menos da metade desse tamanho. Em cada área se espera uma cesta quantidade de texto, mas costuma haver regra quanto a isso, apenas um costuma.

Evite os erros que outros já cometeram

  • Escolher um tema chato ou excessivamente amplo e ambicioso. – Um tema de boa dissertação tem foco claro e limites circunscritos.
  • Falta de foco. – Cada capítulo deve ter um foco claro, uma pergunta abrangente ou assunto que ele aborda.
  • Perder as referências de cada citação ou dado. – Anote imediatamente cada fonte, cada referência e cada citação adequadamente. Use um programa para isso. Até o Word faz, é só aprender a usar. Além de coletar dados ou citações, olhe como outros estudiosos (ou mesmo os jornalistas) lidar com seu tópico.
  • Faça o brainstorm e, em seguida, organize as ideias. Depois de identificar ideias-chave, organize-as em uma estrutura e, em seguida, trabalhe com as ideias, uma de cada vez.
  • Escreva quando você não quer escrever. Quando não estiver conseguindo escrever, reescreva algo. Aperfeiçoe um argumento da seção. Trabalhar na introdução. Analise algumas das suas provas, verifique s dados. Trabalhe sobre a revisão de literatura. Anote mais ideias. Faça o que fizer, não pare de escrever.
  • Separe as coisas. Esqueça as outras responsabilidades e obrigações na hora de escrever. Encontrar o período de tempo em que você pode trabalhar – proteja aquele horário.
  • Encontre alguém a quem você pode falar sobre o que escreve. Diga a essa pessoa o que você fez a cada dia, seus argumentos e os desafios encontrados. O ouvinte não só ajudará você a formular e esclarecer as ideias, também vai ajudar você a torná-los mais sofisticados, lógicos e convincentes.

Mitos e equívocos que desencorajam a produção do texto

Mito 1: Escritores experientes escrevem sem esforço. — Todo autor fica ansioso e perde o foco. A regra básica é manter-se na cadeira. Esforçar-se em avanços pequenos, diariamente, ao invés de tentar fazer tudo de uma só vez. Só não há maneira de escrever: tudo de uma vez. Quem faz pequenos avanços iniciais, habilita-se a progressos maiores em seguida.
Mito 2: Escritores escrevem textos fluentes. — Não há nada de errado com o debate de ideias. Na verdade, a escrita inicial é uma bagunça. Não é um processo linear. Escrever é pensar. É durante o processo de escrita em si que você vai se encontrar com suas melhores ideias.
Mito 3: Existem duas fases para o processo de escrita: escrever um rascunho e depois revisá-lo para corrigir gramática e eliminar erros de digitação e palavras estranhas. — Não há escrito acabado, apenas um eterno texto a se reescrever. A reescrita requer reorganização significativa e repensar. Reescrever não é revisar: a revisão do texto requer alteridade, trabalho de outra pessoa. A revisão do texto pode contribuir muito na reescrita.

Conselho geral sobre a escrita

  • A escrita é “dialógica”. Não escreva no isolamento. Quando você escreve, você entra em uma conversa, um debate, uma controvérsia. Portanto, você deve primeiro entender e identificar um debate existente. Então, você pode intervir e contribuir para esse debate.
  • A dissertação não é a pesquisa. Ela borda um problema ou uma pergunta que geraram uma pesquisa. Uma dissertação avança um argumento.
  • O argumento deve prender a atenção do leitor. Desmascarar um mito, corrigir um equívoco, entrar em um debate ou desafiar uma interpretação comum. Esteja preparado para explicar a importância do tópico você aborda convincente e sucintamente.

Segredos da argumentação por escrito

Quais são os segredos? Eles são uma série de fórmulas que garantem o pensamento por complexos.
  • Você deve explicar o significado de cada tópico: “Estudei para descobrir o que/por quê/como a fim de ajudar o meu leitor entender..”.
  • Você deve se envolver outras pessoas que estudaram o tema: “Acredito que que Fulano está enganado porque…”.
  • Você deve efetivamente integrar citações em seu argumento: os dados nunca falam por si. Dados sempre precisam ser interpretados e explicados. As interpretações não são a descrição em texto das informações encontradas nas tabelas, mas as conclusões que se obtém dos números.
  • Use citações e dados de outros para seus próprios fins: “Eu concordo com Fulano e gostaria de acrescentar que…”
  • Torne seu texto e o argumento mais sofisticado, explicando como você concorda ou discorda das ideias alheias.

A tese é uma posição distinta na discussão

Tenha um ângulo de abordagem, um ponto de vista, uma posição teórica, uma inclinação que dá seu foco ao texto. Como se faz isso? Use a fórmula mágica: torne-se parte de uma conversa mais ampla ou controvérsia:
  • refute um argumento;
  • refine um argumento;
  • revele uma lacuna;
  • preencha uma lacuna.
Um argumento acadêmico deve ser justo e equilibrado, com base em provas e tendo em conta as interpretações alternativas e contra-argumentos.

Escrever com clareza e concisão

Quebre as frases em orações curtas, mais fáceis de entender. Simplifique. Corte o excesso substantivos, adjetivos e advérbios. Corte artigos e pronomes indefinidos desnecessários (um, uns…). Corte bordões e frases feitas (ou seja, isso é, a nível de…).
Use verbos ativos e que descrevam diretamente a ação. Evite nominalizações — ações expressas por substantivos: fazer a análise em vez de analisar; fazer um estudo é estudar.
Use frases de transição e palavras de transição: “Começarei por…” / “Antes de dizer o que há de errado com…, eu vou…” / “Neste ponto, precisamos considerar a seguinte objeção…”. Apesar de eu ter aparecido…, ainda preciso… Palavras de transição: além disso, também, porque, tendo em conta, desde que… Para concluir um argumento: portanto, daí, por conseguinte.

A revisão do texto deve ser interativa e demanda tempo

Há muito além disso, mas aqui já estão boas dicas. Concluindo, reserve tempo para a revisão do texto. Contrate um profissional experiente e tenha tempo para dialogar com ele, para discutir seu texto e as intervenções que serão feitas. Sem isso, depois, você se verá diante do problema de encontrar alguma mudança em seu texto que não seja de seu agrado. Pior se a banca encontrar um problema que o revisor introduziu por equívoco. Esteja atento e participe da revisão!

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela de preços de revisão de tese ou dissertação

Preços de revisão e formatação acadêmica Tema espinhoso para o revisor e para os autores: taxas, preços, pagar por lauda , remuneração justa… Infelizmente, não existe preço padrão – como não existe serviço estandardizado, há excelentes revisores de textos na praça, e outros não tão bons ; mas existem tendências que podem tornar-se prática e sobre as quais vamos comentar. Para saber com segurança o preço do serviço, solicite um orçamento. Não se deixe impressionar pelo preço baixo na hora de contratar um revisor de textos: pode sair muito caro! Contrate o melhor.  Assim como como em serviços de tradução, geralmente, o preço da revisão é calculado por lauda. Para alguns, este termo – lauda – indica um texto de 1200 a 2200 caracteres, como muitos editores, revisores, tradutores e agentes literários, nós entendemos por lauda um texto de 1500 caractere com espaços. Esse não é um número mágico, apenas é o que corresponde, aproximadamente, à página A4, com texto em corpo 12 e espaço 1,5. A

Elementos gráficos nas teses e dissertações: ilustrações, fotografias, desenhos, tabelas, diagramas

Gráficos e ilustrações integram as teses e dissertações As ilustrações que acompanham as teses ou dissertações devem estar seguidas de legenda, e deverão ser indexadas, ou lançadas em lista geral de ilustrações, como melhor convier. O revisor atentará aos textos das legendas e aos intertextos em que o elemento gráfico implicar. O formatador procurará a melhor situação espacial para os elementos na página, segundo as restrições que as normas impuserem. Os cuidados a serem tomados se referem ao excesso – cabe ponderar sobre a necessidade da ilustração e sobre a informação que ela agrega ao texto; se não for realmente pertinente, é preferível descartar; no que se refere aos gráficos, fluxogramas e outros elementos ilustrativos criados para o trabalho, é bom verificar se possuem tamanho e cores adequadas – sóbrias – como convém ao texto científico; as cores que os programas mais usuais de planilha de cálculo usam automaticamente parecem bastante adequadas, não sendo preciso inventar

Abreviatura, siglas e símbolos

Critérios de uso: siglas e abreviaturas em teses. Abreviatura é a “apresentação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras, usada no tratamento documental”. Evitemos inventar abreviaturas , exceto aquelas que se referirem a elementos conceituais ou referências a obras clássicas repetidas extensiva e intensivamente no trabalho. Segundo recomendação da SOAPQR, evite-se o uso de abreviaturas que não sejam de domínio comum entre os leitores do texto. Entre as mais comuns universalmente aceitas, há: designação de ano ou século em relação à era cristã (a.C., d.C.); a expressão etc. (et cœtera); meses do ano em ilustração, tabelas e referências (jan., fev., mar., abr., mai., jun., jul., ago., set., out., nov., dez.); designações comerciais (Cia., Ltda., S/A, S/C). Siglas criam dificuldades para o leitor, porque exigem que sejam decifradas. A regra é evitá-las, principalmente em títulos, exceto em casos consagrados, como Aids, Bradesco, Embratel, ONU, OLP, USP. Observe-se a

Referências pela ABNT para Word

O Word faz o controle e a formatação das citações O programa da Microsoft está apto a trabalhar com várias normas , inclusive as da ABNT. Aprenda a usar a ferramenta e simplifique sua vida na hora de fazer sua tese ou mesmo para um artigo a ser publicado . Ilumine seu texto revisando e formatando na Keimelion. Uma importante Ferramenta do Microsoft Word é o seu Gerenciador de Fontes Bibliográficas. Para quem está escrevendo um trabalho acadêmico - uma tese, dissertação, artigo científico - ou qualquer outro texto que requeira citações normatizadas, é importante cadastrar as referências do trabalho para depois gerar a listagem dos documentos consultados na pesquisa.As pessoas que redigem teses e dissertações ainda não sabem usar o Word. Pouco fazem com o programa, além do que fariam com uma máquina de escrever; assim, uma das tarefas mais penosas da redação acadêmica, o controle das citações e das referências, é feito - insistentemente - sem o uso das ferramentas do Office que facilitam

Tipos de revisão de textos

Se escreveu tese, precisa de revisão linguística. Existem muitos tipos de revisão de textos, aqui vamos apresentar vários e um deles será mais adequado a seu texto. Para teses ou dissertações, oferecemos a revisão acadêmica. Muita gente, ao precisar de revisão de textos pela primeira vez, ou talvez seja a única necessidade que venha a ter deste serviço, não sabe que há diversos tipos de revisões de textos. Normalmente, o revisor experiente conhece de seu ofício para indicar ao cliente exatamente o que ele precisa. Os clientes acadêmicos, muitas vezes, procuram os revisores às vésperas de defender sua dissertação , depois para a tese , muitos também revisam artigos e TCCs , mas as dissertações são mesmo o primeiro contato da maioria com os revisores. Para esses, temos o que já é conhecido como revisão acadêmica, que é um pacote para atender a necessidade do cliente, sem maiores complicações. Existem muitos tipos de revisão, assim como diversos tipos de revisores de textos.