O próprio autor faz a ficha catalográfica da tese
Se você contratar os serviços de formatação da Keimelion, nos fazemos a ficha catalográfica e inserimos adequadamente.
Atenção: alguns programas de pós-graduação exigem que as fichas catalográficas das dissertações e das teses seja preparada pela biblioteca da instituição; nesse caso, o aluno deverá solicitar com antecedência; estejam atentos aos prazos, cuidado com os atrasos institucionais.
Uma das exigências formais na tese, para que ela seja aceita em depósito para a defesa ou para guarda institucional, é a ficha catalográfica nos moldes padronizados.
No verso da folha de rosto do livro ou trabalho acadêmico (tese, dissertação) deverá constar a ficha catalográfica que é a identificação padrão do trabalho a para ser catalogado em bibliotecas.
Esta ficha deverá seguir padrões internacionais conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano – AACR2. A biblioteca é; o órgão da instituição de ensino responsável pelo serviço e costuma fazer a ficha catalográfica para todos os alunos da instituição procure a bibliotecária de seu campus.
![]() |
Importante é não deixar que a burocracia e as normas atrapalhem a qualidade científica de tese. |
Que informações compõem a ficha catalográfica?
Nos livros impressos, a ficha catalográfica contém as seguintes informações:- Nome do autor;
- Título e subtítulo da obra, local da publicação, editora, ano da publicação, número de páginas;
- ISBN;
- Assuntos - são praticamente as palavras-chave.
- Classificação por assunto (CDD e CDU) - existem catálogos com esses números.
Em caso de livro, ou se sua biblioteca não fornecer o serviço, você pode solicitar a ficha cristalográfica na Câmara Brasileira do Livro.
Para tanto, será necessário enviar a eles:
- PÁGINA DE ROSTO (não pode faltar e precisa ser exatamente como será publicado)
- PÁGINA DE CRÉDITO (mesmo critério da página de rosto)
- SUMÁRIO
- * De 10 a 15 paginas iniciais do trabalho (Todo material enviado deve ser reprodução fiel da publicação, quanto aos dizeres, disposição e localização das informações – Se for nova edição ou impressão, enviar xerox da página de rosto, indicando na xerox as modificações.
Como fazer a ficha catalográfica para tese ou dissertação?
O próprio autor do texto, quer ele seja uma tese, dissertação ou monografia pode fazer a ficha catalográfica de seu trabalho. Pode também solicitar a quem fizer a formatação. Em muitas instituições, bibliotecários são encarregados de fazer este serviço para os alunos da pós-graduação, também você pode encomendar a alguém que saiba fazer - que pode até ser quem formatar o texto. Mas recorrer a esses serviços pode implicar em atrasos que são dramáticos para quem está com o prazo de entrega acabando.

Muitos cursos não requerem a inclusão da ficha, mas recomendamos que ela seja incluída mesmo que não seja exigida; fazer isso valoriza o trabalho e facilita sua identificação, classificação e correta citação por parte de outros autores. É tão gratificante ser corretamente citado quanto frustrante ser citado com erro - a ficha ajuda a evitar equívocos.