Pular para o conteúdo principal

Elementos gráficos nas teses e dissertações: ilustrações, fotografias, desenhos, tabelas, diagramas

Gráficos e ilustrações integram as teses e dissertações

As ilustrações que acompanham as teses ou dissertações devem estar seguidas de legenda, e deverão ser indexadas, ou lançadas em lista geral de ilustrações, como melhor convier. O revisor atentará aos textos das legendas e aos intertextos em que o elemento gráfico implicar. O formatador procurará a melhor situação espacial para os elementos na página, segundo as restrições que as normas impuserem.
Os cuidados a serem tomados se referem ao excesso – cabe ponderar sobre a necessidade da ilustração e sobre a informação que ela agrega ao texto; se não for realmente pertinente, é preferível descartar; no que se refere aos gráficos, fluxogramas e outros elementos ilustrativos criados para o trabalho, é bom verificar se possuem tamanho e cores adequadas – sóbrias – como convém ao texto científico; as cores que os programas mais usuais de planilha de cálculo usam automaticamente parecem bastante adequadas, não sendo preciso inventar muito.
O revisor de texto está atento aos sentidos das ilustrações.
ilustração deve agregar informação. Todos os dados devem ser revisados.
Share on Tumblr

Outra recomendação quanto à quantidade de ilustrações coloridas, recurso tão fácil com os computadores atuais, refere-se aos custos: é bom ter em mente que cada cópia ou impressão laser de página em preto e branco custa hoje alguns centavos, mas as coloridas custarão algo acima de R$2,00 cada uma.
Quando a ilustração provier de outro autor, dispensa-se menção à fonte: tudo aquilo cuja fonte esterna não é mencionada no texto fica atribuído a seus autores.

Diagramas ilustram o raciocínio científico

Os programas de editoração, o Word o mais comum deles, permitem atualmente a construção de uma gama infindável de diagramas e gráficos de toda espécie que permite elucidar temas complexos. Aquela piada: "Entendeu ou quer que desenhe?" - passa a ser um pouco verdade. Muitas vezes um esquema gráfico transmite melhor uma ideia que muitas palavras, mas tenha sempre em mente que o intérprete, o leitor, pode também incorrer em erro.
“A seguir é esboçado um diagrama sobre os conceitos discutidos:
O texto em que trabalhamos tem destaque, traga sua dissertação a nós.Diagrama
A diferença entre a contabilidade pelo regime de caixa e a contabilidade pelo regime de competência reside no aspecto temporal de reconhecimento de receitas e despesas” (MARTINEZ, 2001:33).

Desenhos apresentam a tese didaticamente

Vários tipos de desenhos podem ser usados como ilustração dos trabalhos acadêmicos, inclusive desenhos feitos apenas com os recursos do próprio editor de textos , como o do exemplo a seguir:
A dissertação e a tese merecem formatação profissional.
Revise e formate consco.
“A figura abaixo ilustra as possíveis configurações numa cadeia de polímero(...):
Desenho:

(NASSIF, 2002:118).

Recomenda-se que os desenhos feitos em editor de textos sejam agrupados em todos os seus componentes e convertidos em figura, para que não se percam informações e que não haja problemas futuros de editoração.


Outros desenhos podem ser escaneados e introduzidos. Observar que a resolução do escaneamento não seja alta para que o documento não fique muito grande, nem baixa demais que prejudique a imagem no momento da impressão. Algo entre 50 e 120dpi deve ser suficiente.

Fotografias são essenciais na maioria das teses

Com a ampla difusão das câmaras digitais e dos scanners, a possibilidade de acesso a imagens, registro de procedimentos e reprodução de documentos se ampliou muito além de limites ainda bem recentes. É preciso que se apresentem esses dados imagéticos nos trabalhos acadêmicos atuais, assim como é necessários que não se excedam neles, a menos que as imagens sejam realmente o foco do trabalho. O critério de cada um e o patrulhamento dos orientadores costumam ser suficientes para que se estabeleçam os limites. 

Às fotografias aplicam-se os mesmos comentários referentes às legendas, escaneamento – quando for o caso – ou inserção no texto que foram feitos para as outras ilustrações. Não parece apropriado que ocupem mais de 40% da mancha na página e devem estar o mais próximas possível do texto a que corresponderem.
Cada dissertação que revisamos recebe atenção total.
Ao formatarmos, inserimos legendas e índices.
Fotografia 1 – Colégio e Santuário do Caraça
Descrição do atrativo: Propriedade da Congregação da Missão dos Padres Lazaritas, ou Vicentinos, o Parque Natural do Caraça, hoje, é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN, com 11.233 hectares. Além disso, possui o título de Zona de Vida Silvestre e seu conjunto arquitetônico está tombado pelo SPHAN, que lhe conferiu o título de Patrimônio Cultural. O Santuário, localizado a 1.300 metros de altitude, pode ser considerado o maior atrativo turístico da região, em virtude da diversidade de modalidades turísticas ali existentes e da qualidade das atividades que delas decorrem” (MAGALHÃES, 2000:139). 

Gráficos dão dimensão visual aos dados coletados

Os gráficos têm a função de apresentar visualmente os dados coletado e podem ser apresentados em tabelas que os precedam. A informação, apresentada em mais de uma forma, permite sua intelecção ampliada. Muitas vezes as relações de grandeza apresentadas numa tabela não são são tão visíveis quanto no gráfico ou vice-versa.
Diversos tipos de gráficos podem ser usados; o deste exemplo é conhecido como “radar”, permite visualizar grande quantidade de fatores correlacionados.
Leia muito e escreva bastante. Revise conosco.
Fatores intervenientes no uso do computador
[percentual por escola].
O título de cada ilustração deve ser objetivo. A apresentação de quadros e tabelas está regida pelas Normas de apresentação tabular (IBGE, 1979) e Normas de apresentação tabular (Conselho Nacional de Estatística, 1958).

A ABNT define normas para tabelas e figuras (NBR 6029 e NBR 6822). Nessas normas, há distinção entre tabelas e quadros. Segundo a ABNT, tabelas apresentam informações tratadas estatisticamente e quadros contêm informações textuais agrupadas em colunas.
A melhor obra disponível sobre o assunto é a publicação do Tribunal de Contas da União: Técnicas de apresentação de dados; além de excelente, é gratuita, pode ser obtida na internet.

As tabelas organizam os dados e facilitam sua análise

    As tabelas são conjuntos de dados estatísticos, associados a dado fenômeno, dispostos em determinada ordem de classificação. Expressam as variações qualitativas e quantitativas do fenômeno. A finalidade básica da tabela é resumir ou sintetizar dados de maneira a fornecer máxima informação em mínimo espaço. Devem ser evitadas linhas verticais nas tabelas e as linhas horizontais devem se limitar, sempre que possível, ao cabeçalho e ao rodapé.

    Na apresentação da tabela devem ser levados em consideração:

    1. Toda tabela deve ter significado próprio, dispensando consultas ao texto;
    2. a tabela deve ser colocada em posição vertical, para facilitar a leitura dos dados. No caso em que isso seja impossível, deve ser colocada em posição horizontal, com o título voltado para a margem esquerda da folha;
    3. se a tabela ou quadro não couber em uma página, deve ser continuado na página seguinte. Neste caso, o final não será delimitado por traço horizontal na parte inferior e o cabeçalho será repetido na página seguinte;
    4. O carinho que você teve por sua dissertação nós vamos redobrar na revisão.
      Exemplo de tabela
    5. não devem ser apresentadas tabelas nas quais a maior parte dos casos indiquem inexistência do fenômeno (PUC-PR).
    As tabelas podem usar fontes bem menores que as do texto corrente, para possibilitar a inclusão de grande volume de informações em espaço pequeno, possibilitando a visão global dos dados. As fontes da tabela abaixo, obtida em BRITO (2000:22), são de corpos 10 e 9.

    Quadros são recursos gráficos para se compilar informações de forma analítica

    Denomina-se quadro a apresentação de dados de forma organizada, para cuja compreensão não seja necessária qualquer elaboração matemático-estatística. A identificação será feita com o nome do elemento quadro, seguido do número de ordem em algarismo romano.

    Importante: a qualidade dos gráficos e ilustrações

    Com os recursos de editoração de textos e imagens de que dispomos atualmente, não se pode mais apresentar uma tese ou dissertação com layout amador. A criação na disposição dos elementos gráficos não viola as normas acadêmicas, ela se insere na proposta. É necessária, na maioria das vezes, a contratação de profissionais para fazer a formatação e a diagramação de um trabalho de conclusão de curso, principalmente nos casos do mestrado e do doutorado.

    Elementos gráficos superdimensionados

    Um dos cuidados que se deve ter é com o tamanho das imagens: visualmente, elas não podem ser muito pequenas, em termos de tamanho do arquivo da imagem, elas não podem ser maiores que o necessário: as teses e dissertações serão armazenadas em bancos de trabalhos acadêmicos e lidas, em sua maioria, por pesquisadores que precisam baixar os arquivos, portanto, eles não podem ficar muito "pesados".  Um profissional saberá compatibilizar a necessidade de qualidade da imagem com o menor tamanho possível de seu arquivo.

    Numeração das ilustrações na tese

    Dependendo do número de ilustrações e dos seus tipos, a numeração pode ser por cada tipo (Foto 1, Foto 2... Tabela 1, Tabela 2...), também pode a numeração pode fazer referência ao capítulo em que o elemento gráfico foi inserido (Foto 2-1, Foto 2-2...), se houver muitas ilustrações, isso pode ser recomendável; as alternativas ficam abertas à adequação de cada caso, consulte o orientador e o formatador. Várias são as possibilidades atuais de introdução de ilustrações no texto. A disposição das ilustrações pode se subordinar à sua natureza, ao texto ou à exigência de destino do trabalho, com amplas possibilidades.

    Índice de ilustrações: fotos, gráficos, tabelas

    Será necessário inserir no inicio da tese ou da dissertação um ou mais índices apresentando os títulos de cada ilustração e a página em que ele está inserido. Esse índice é gerado automaticamente pela formatação adequada. É necessário algum conhecimento e bastante prática para fazer isso bem. O mestrando ou doutorando não devem usar seu precioso tempo de trabalho aprendendo como fazer isso para usar poucas vezes na vida; contrate um profissional.

    Título das ilustrações, legendas, fontes

    Todas as ilustrações deverão ter um título que as descreva. Em algumas normas, o título deverá ser colocado acima da ilustração, em outras, abaixo. Não se preocupe com a questão, o formatador vai verificar a questão e colocar onde for exigido. Em geral, as ilustrações contém legendas explicativas e, muitas vezes, é necessário indicar a fonte da imagem: esse dados serão sempre colocados abaixo da imagem, mais o vez, o formatador cuida do assunto para você.

    Postagens mais visitadas deste blog

    Tabela de preços de revisão de tese ou dissertação

    Preços de revisão e formatação acadêmica Tema espinhoso para o revisor e para os autores: taxas, preços, pagar por lauda , remuneração justa… Infelizmente, não existe preço padrão – como não existe serviço estandardizado, há excelentes revisores de textos na praça, e outros não tão bons ; mas existem tendências que podem tornar-se prática e sobre as quais vamos comentar. Para saber com segurança o preço do serviço, solicite um orçamento. Não se deixe impressionar pelo preço baixo na hora de contratar um revisor de textos: pode sair muito caro! Contrate o melhor.  Assim como como em serviços de tradução, geralmente, o preço da revisão é calculado por lauda. Para alguns, este termo – lauda – indica um texto de 1200 a 2200 caracteres, como muitos editores, revisores, tradutores e agentes literários, nós entendemos por lauda um texto de 1500 caractere com espaços. Esse não é um número mágico, apenas é o que corresponde, aproximadamente, à página A4, com texto em corpo 12 e espaço 1,5. A

    Abreviatura, siglas e símbolos

    Critérios de uso: siglas e abreviaturas em teses. Abreviatura é a “apresentação de uma palavra por meio de alguma(s) de suas sílabas ou letras, usada no tratamento documental”. Evitemos inventar abreviaturas , exceto aquelas que se referirem a elementos conceituais ou referências a obras clássicas repetidas extensiva e intensivamente no trabalho. Segundo recomendação da SOAPQR, evite-se o uso de abreviaturas que não sejam de domínio comum entre os leitores do texto. Entre as mais comuns universalmente aceitas, há: designação de ano ou século em relação à era cristã (a.C., d.C.); a expressão etc. (et cœtera); meses do ano em ilustração, tabelas e referências (jan., fev., mar., abr., mai., jun., jul., ago., set., out., nov., dez.); designações comerciais (Cia., Ltda., S/A, S/C). Siglas criam dificuldades para o leitor, porque exigem que sejam decifradas. A regra é evitá-las, principalmente em títulos, exceto em casos consagrados, como Aids, Bradesco, Embratel, ONU, OLP, USP. Observe-se a

    Referências pela ABNT para Word

    O Word faz o controle e a formatação das citações O programa da Microsoft está apto a trabalhar com várias normas , inclusive as da ABNT. Aprenda a usar a ferramenta e simplifique sua vida na hora de fazer sua tese ou mesmo para um artigo a ser publicado . Ilumine seu texto revisando e formatando na Keimelion. Uma importante Ferramenta do Microsoft Word é o seu Gerenciador de Fontes Bibliográficas. Para quem está escrevendo um trabalho acadêmico - uma tese, dissertação, artigo científico - ou qualquer outro texto que requeira citações normatizadas, é importante cadastrar as referências do trabalho para depois gerar a listagem dos documentos consultados na pesquisa.As pessoas que redigem teses e dissertações ainda não sabem usar o Word. Pouco fazem com o programa, além do que fariam com uma máquina de escrever; assim, uma das tarefas mais penosas da redação acadêmica, o controle das citações e das referências, é feito - insistentemente - sem o uso das ferramentas do Office que facilitam

    Partes da tese de doutorado ou da dissertação de mestrado

    Contrate profissional para revisão e formatação A estrutura da tese e da dissertação requerem excelência e rigor. A estrutura sugerida de tese pode ser observada em outra tese; quem faz um doutorado há de ter lido várias teses e visto como deve ser, mas aqui se faz a abstração dessa estrutura. Trata-se de um modelo idealizado. Os elementos sugeridos abaixo são adequados para uma tese experimental ou teórica. Em alguns casos, um ou dois deles podem não ser aplicáveis. Verifique o que é adequado a seu caso. Claro que tudo isso serve também para a dissertação, mas em ponto menor. Nunca se pode esquecer de reservar tempo e dinheiro para fazer a revisão e a formatação do trabalho com um profissional, é o que fará a grande diferença. As teses têm uma estrutura canônica, mas há variações importantes entre as teóricas e experimentais, por exemplo. Share on Tumblr Seguir @keimelion Tweetar Sugestões muito importantes para a redação do trabalho Faça uma lista para pontos do que serão a