Aplicativos

Manual para Redação Acadêmica
Aqui está o Manual para Redação Acadêmica que estamos disponibilizando gratuitamente para todos os interessados. Ele é dirigido principalmente ao mundo acadêmico, mas será útil a todos que estejam redigindo um texto mais longo.
Para ajudar na produção de textos científicos.
Útil ao estudante ou pesquisador.
Na vida acadêmica, enfrentamos os problemas de redações mais longas que aquelas a que nos acostumamos antes de entrar para a faculdade. São cinco, dez, quinze ou duzentas páginas, é muito texto em que sempre pode haver alguma dificuldade de língua. Essas dificuldades são normais, todos as enfrentam, mais cedo ou mais tarde. Redigimos esse Manual para Redação Acadêmica para colaborar no enfrentamento dessas dificuldades bem comuns.
Essa é a visão do aplicativo no smartphone.
Obtenha sua versão:
Também há questões formais, ligadas à apresentação e formatação dos trabalhos acadêmicos que constituem alguma dificuldade. Apresentamos de forma prática e resumida nossa posição sobre essas questões. Até mesmo as definições sobre os diversos tipos de trabalhos e sobre o que se espera de cada um deles nós colocamos.
O Manual para Redação Acadêmica da Keimelion – revisão detextos – é fruto da longa experiência que acumulamos como revisores e procuramos transmitir parte dela a nossos potenciais clientes, por entendermos que nossa principal missão é contribuir para a melhoria dos textos como instrumentos de comunicação, assim estaremos contribuindo na construção coletiva do conhecimento.
O Manual tem uma parte voltada ao Trabalho Acadêmico, com as características gerais e requisitos de cada tipo de texto exigido aos autores, colocamos um capítulo sobre as Referências e Bibliografia, onde esmiuçamos as formas de apresentar as fontes pesquisadas. Depois há um Quadro de Normas, em que são indicadas algumas das normas da fonte mais indicada no Brasil, a ABNT. Em seguida, entramos na parte gramatical: o capítulo Gramática e Estilo coloca uma série de questões linguísticas formais; Cem Erros Comuns são listados para que os autores fujam deles; o Novo Acordo Ortográfico é discutido e as novidades que ele apresenta são apontadas. Depois vêm algumas questões relativas à Revisão do Texto, para que os autores entendam como esse trabalho é feito e para que possam melhorar por si seus textos menos importantes. Um pequeno Glossário com terminologia ligada à redação acadêmica e ao ofício da revisão completa o aplicativo.
Muito do que colocamos no manual veio adaptado de manuais de redação jornalística – outra parte de diversos manuais de Metodologia Científica – embora não tratemos aqui de metodologia propriamente. O texto foi à pratica e necessidade acadêmica moderna, bastante diferentes daquelas de origem. Assim, algumas recomendações dos manuais de redação jornalística terão sido diametralmente transformadas. Outras se aplicam integralmente.

Procurei adequar os exemplos ao texto acadêmico; este procedimento estará em construção contínua, assim com todo este manual continua em modificação.
As sugestões e indicações deste manual não dispensam qualquer texto da necessidade de ser revisado por profissional que tenha se mantido distante das etapas de produção do documento. Nem mesmo as sugestões referentes à revisão dispensam o trabalho do profissional. Os autores sempre estarão tão próximos do texto que não identificarão muitos dos problemas existentes.
Este Manual tem indicações de procedimento para simplificar o trabalho para o usuário do Word na versão mais recente, pois é o processador de texto que é hoje quase unanimidade entre os autores.
Como revisores de textos, ficamos felizes em colaborar na produção acadêmica.
Esperamos que esse Manual para Redação Acadêmica seja de utilidade a todos, sempre no sentido de que, contribuindo para a melhoria dos textos, estaremos incentivando a busca por nossos serviços, pois os melhores textos são os que demandam melhores revisores.
Essa é a primeira versão do aplicativo. Serão incorporadas as críticas, sempre bem-vindas, e sugestões para ampliação de sua utilidade e precisão, pelas quais agradeço antecipadamente. Sabemos das inúmeras falhas existentes, inclusive nos textos; estamos trabalhando para corrigir o que não ficou perfeito. Pretendemos aperfeiçoar o instrumento e oferecer versões melhoradas dele assim que nos for possível. Instale em seu equipamento e tenha bom proveito. "É de graça e sempre será."

Licença de uso:
A Keimelion - revisão de textos - e Públio Athayde, detentores dos direitos autorais sobre o Manual para Redação Acadêmica, reservam-se e mantêm os direitos sobre a obra, outorgando e cedendo os direitos de uso sobre o texto e o software, com o que qualquer usuário ou consulente implicitamente concorda, nas seguintes condições:
  1. São facultados e incentivados a cópia, impressão, reprodução, distribuição, guarda, divulgação, instalação, uso, consulta, citação do texto, das opiniões, do software, URL e conteúdo do Manual para Redação Acadêmica, resguardados os direitos do Autor e Editora pela menção da fonte.
  2. O usuário ou consulente compreendem que as opiniões expressas no Manual para redação acadêmica não constituem norma. O uso e a adoção dos critérios aqui propostos são da responsabilidade de quem a eles aderir. Autor e Editora não têm responsabilidade sobre eventuais discordâncias de seus pontos de vista sobre a matéria.

Conheça nosso blog clicando no banner:

Conheça nosso blog clicando no banner:
Para orçamento de revisão e formatação de tese ou dissertação: keimelion@gmail.com

Revisão e formatação de teses e dissertações há mais de dez anos

São Paulo: (11) 3042-2403

Rio de Janeiro: (21) 3942-2403

Belo Horizonte: (31) 3889-2425

Solicite orçamento sem custos para você:

keimelion@gmail.com

Skype: keimelion

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...